Afinal, Pilates emagrece?
Para matar logo a curiosidade dos curiosos, sim, Pilates emagrece! Assim como qualquer prática de exercícios, ele leva à queima de calorias. Mas, antes de fechar a questão sobre o assunto, é preciso entender as razões dessa pergunta, o que está por detrás dela, o que realmente se deseja saber.
Como diz Mario Sergio Cortella “Mais importante do que saber as respostas, é fazer as perguntas certas”.
Nesse sentido, deve-se fazer várias perguntas até chegar à resposta realmente desejada. Não temos o objetivo de explorar um sem-número de perguntas, não é essa a proposta. Vamos nos limitar a conduzir o leitor a entender minimamente a pergunta legítima e natural de muitos – “Afinal, Pilates emagrece?”
O que é o Pilates e quais seus objetivos?
O Pilates é uma prática que envolve uma série de exercícios e que tem como objetivo geral unir mente, corpo e espírito. Está assentado em princípios que vão da concentração ao fortalecimento da musculatura, da respiração ao controle, da precisão à fluidez dos movimentos.
Vê-se, portanto, que seu objetivo primeiro não é a perda de peso, mas, sim, trabalhar corpo e mente para uma vida mais saudável. E, como envolve exercícios anaeróbicos, pode-se concluir, precipitadamente, que não gera perda calórica. Por isso é importante entender outras questões envolvidas nessa curiosidade.
Há outros benefícios associados à perda de peso devido ao Pilates?
O Pilates gera perda calórica ao trabalhar os músculos, pois há uma aceleração do metabolismo, o que ajuda no emagrecimento. Porém, há outros benefícios associados à essa prática como: melhoria da postura e da coordenação motora; alívio de dores musculares; aumento da concentração; fortalecimento dos músculos que sustentam a coluna. Esse último, ainda favorece, pasmem, a definição da cintura e do abdômen.
O que você procura, resultados rápidos ou duradouros?
Se você procura por resultados rápidos, a melhor opção é incluir mais exercícios aeróbicos em suas atividades físicas, o que não é o caso do Pilates. Para quem pensa perder peso mais rapidamente, pode-se combinar o Pilates com exercícios aeróbicos e uma dieta balanceada por um nutricionista. Não há nada de errado nisso, é só uma questão de objetivos individuais.
Porém, se você não se sente tão pressionado pelos padrões físicos ditados pela sociedade e está em busca de uma atividade que lhe traga bem-estar físico e emocional, então Pilates é uma ótima escolha.
Ademais, da forma como foi idealizado, ele proporciona ao seu praticante uma consciência corporal muito maior do que a maiorias das outra atividades, pois seu desenvolvimento tem origem em práticas da yoga, da medicina tradicional chinesa, das artes marciais, dentre outras.
E sempre é bom lembrar que bons instrutores de Pilates desenvolvem programas de acordo com o perfil e objetivos de cada aluno, podendo, se for o caso, incluir exercícios específicos e com repetições suficientes para que gerem mais queima da caloria.
Embora já tenha sido repetido mais de uma vez, Pilates emagrece sim, mas o que você precisa responder para si mesmo é: o que você quer com o Pilates?