Existe contraindicação para fazer Pilates?
Apesar dos muitos benefícios que o Pilates oferece, muitas pessoas ainda perguntam se há alguma contraindicação para a sua prática.
Em geral, o Pilates é uma atividade segura e adequada para a maioria das pessoas, desde que praticado com a orientação de um profissional qualificado. O mais importante é que o aluno ou paciente tenha sido liberado por um médico para praticá-lo e que haja um laudo, indicando as restrições, caso existam.
Cuidados com grupos específicos
No entanto, há grupos que naturalmente são alvos de especial atenção: idosos, gestantes, cardíacos, hipertensos, dentre outros.
Vejamos alguns desses cuidados:
• Idosos: esse grupo é mais sujeito a osteoporose por isso requerem atenção para evitar fraturas de baixo impacto nos punhos, vertebras e região do fêmur.
• Gestantes: o Pilates pode ser uma ótima atividade física para mulheres grávidas, pois ajuda a fortalecer a musculatura abdominal e do assoalho pélvico. No entanto, há de se estar atento não só à gestante, mas também ao feto que ela carrega. Alguns exercícios que podem restringir o fluxo sanguíneo da mãe para o feto devem ser evitados.
• Doenças crônicas: se o praticante tiver alguma doença crônica, como hipertensão ou doença cardíaca, pode ser necessário fazer adaptações nos exercícios ou evitar certos movimentos.
• Problemas de coluna: se o aluno tem problemas de coluna, como hérnia de disco ou escoliose, é importante que o instrutor de Pilates esteja ciente disso. Determinados exercícios podem exigir mais da coluna. Uma postura específica, ou sua duração prolongada, por exemplo, deve ser evitada.
• Lesões musculares ou articulares: para quem está se recuperando de uma lesão muscular ou articular, dependendo da gravidade da lesão, pode ser necessário aguardar um período antes de iniciar os exercícios.
Ainda é importante lembrar que o Pilates não requer qualquer condicionamento prévio por quem deseja praticá-lo, mas, mesmo assim é importante um acompanhamento de perto de um profissional, pois um exercício feito de forma errada, ou numa posição inadequada, pode levar a problemas futuros.
Além dessas situações, é importante lembrar que cada pessoa é única e pode ter suas próprias restrições e limitações. Por isso, é fundamental que o aluno converse com um profissional qualificado antes de começar a praticar Pilates, especialmente se nunca fez exercícios físicos antes.
Por fim, vale ressaltar que o Pilates é uma atividade física que pode trazer muitos benefícios para a saúde física e mental. Além de melhorar a postura, flexibilidade e força muscular, ele também pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a qualidade do sono e aumentar autoestima.
Se você é profissional da área, entre em contato conosco para conhecer o sistema de gestão para cuidar do dia a dia do seu negócio.